terça-feira, 19 de julho de 2011

QUESTIONANDO O USO INDEVIDO DE MALAQUIAS 3:10


Sempre questionei o uso indevido que os pa$tore$ malaquianos (malaquianos – que usam e abusam do texto de Ml. 3:10 para cobrar dízimos)fazem do livro do profeta Malaquias para extorquir dinheiro dos cristãos.
Pois quem estuda com seriedade e faz uma honesta interpretação de Ml. 3:10 há de convir que este texto não é aplicável á igreja atual.
O livro de Malaquias foi escrito para judeus que tinham regressado para Jerusalém após o cativeiro babilônico e que estavam desanimados e por isso prestavam um culto superficial ao Senhor não entregando seus dízimos e oferecendo animais impróprios para o sacrifício (Ml. 1:13).
Sabemos pelos escritos do Novo Testamento e pela história da igreja que o dízimo não fazia parte da liturgia da igreja neotestamentária. Só a partir do terceiro século d.C é que os cristãos passaram a dar o dízimo. Antes disso a igreja se mantinha através das ofertas voluntárias (2ª Co. 9:7).
Os ” pa$tore$ malaquianos dão uma enfaze exagerada a parte “a” do verso 10 de Ml. 3 que diz: “Trazei todos os dízimos…” Mas omitem a parte “b” que diz: “…para que haja mantimento”.
Ora, se querem aplicar este texto para os dias de hoje porque não poêm em prática a parte “b” também?
Onde está o mantimento? Pois dizem que o dízimo é para manter a obra. É mesmo? A obra de quem?
Alguns crentes que não entregam o dízimo são chamados de ladrão. Mas quem está roubando quem? Será que os pa$tore$ malaquianos não estão roubando as ovelhas, comprando carro novo; viajando; pescando; vestindo e comendo do bom e do melhor com o dinheiro suado das pobres ovelhas?

Pb. Edinei, Th.B

9 comentários:

  1. Edinei, sou o Cicero do Observatório Teológico, acesse-o para ler a resposta que publiquei sobre sua petição para publicar meu texto, informo que me tornei seguidor em seus dois blogs, Deus abençoe vc.

    ResponderExcluir
  2. tem um livro muito bom sobre isso muito equilibrado

    o comentario de malaquis do hernades dias lopes

    alem do livro de pastor para pastor o melhor que ja li do hernades dias lopes

    ResponderExcluir
  3. Concordo, irmão Edinei. Na minha igreja a palavra "dízimo" foi extinta. Usamos o termo "colaboração voluntária", com base em 2Co 9.7. Parabéns, profeta! (Francisco Pinto, ADAV)

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  5. Prezado irmão, Edinei Siqueira.

    Conheci seu blog em visita a um outro, onde o irmão comentou com muita objetividade e sinceridade em amor, o que é raro nos últimos dias da Igreja de Cristo. Ainda mais, que o tema em questão era, a suposta contribuição do "dízimo por obrigação ou por amor" no período da Graça. O que afirmo categoricamente, com base neotestamentária, que não é uma coisa nem outra; muito pelo contrário, o referido imposto compulsório (dízimo) foi abolido pelo Senhor Jesus na Cruz do Calvário. Portanto, insistir nesses mandamentos carnais, significa rejeitar a Graça de Cristo e voltar aos rudimentos da Lei, os quais nunca aperfeiçoou coisa alguma; muito menos, aperfeiçoaria escribas e/ou fariseus hipócritas do século XXI.

    Perdoe-me a falta de tempo para apreciar suas mensagens postadas, mas retornarei assim que possível.

    Deixo o convite para visitar meu espaço, não somente nas mensagens atuais (Dízimo), mas também nas mais antigas, as quais creio, serem abençoadoras para edificação do Corpo de Cristo.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Um abraço do Discípulo,
    J.C.de Araújo Jorge

    Paz Seja Contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!

      Passei lá no seu blog e apreciei seus textos.
      Você é um dos poucos que tem coragem de falar a verdade sobre o dízimo.

      Parabéns!

      Excluir
  6. Diante do seu texto me surgiu uma dúvida, você é a favor ou contra o dizimo nos dias de hoje. Fica na Paz. Neuvair

    ResponderExcluir
  7. Caro Rev. Neuvair,

    Ainda tem dúvida?

    Claro que sou contra o dízimo nos dias de hoje.

    Edinei

    ResponderExcluir
  8. Eu prefiro reconhecer as palavras iniciais que alertam para os devidos e exatos critérios da avaliação legal, histórica, pedagógica e porque não, do reconhecimento teológico, que a lei e os profetas duraram até o profeta João. Quanto ao criticar quem faz ou deixa de fazer o que é certo, escuso-me em acatar tal abordagem. Sabemos sim, e toda sociedade brasileira está convicta que algo estranho acontece entre os evangélicos, mesmo assim, contribuem como associados para que eventos escandalosos conspirem contra os verdadeiros ensinos da Bíblia. Quero de alguma forma congratular o nobre blogueiro que repassa tais verdades, ainda que muitos, não se comprometam com tal realidade. Meu abraço e parabéns

    ResponderExcluir