terça-feira, 30 de junho de 2009

PORQUE A IGREJA DESPREZA OS SECTÁRIOS?

PORQUE A IGREJA DESPREZA OS SECTÁRIOS?

No antigo periódico bimestral da CPAD ( Casa Publicadora das Assembléias de Deus ) intitulado: SEARA – Evangelismo e Missões, ano XXXVIII nº 332 maio – junho de 1995, Página 7, li algo que impactou minha vida. Trata-se de uma reflexão que trazia por título: SEITAS: EVANGELIZÁ-LAS OU FUGIR DELAS?
Esta reflexão denunciava a atitude covarde de alguns Lideres cristãos, em não motivar a igreja a buscar os perdidos de entre as seitas. Confesso que desde o dia em que li esta mensagem venho constatando como a igreja tem se enclausurado cada vez mais dentro de quatro paredes, enquanto satanás escraviza os adeptos das seitas.
Infelizmente muitos de nossos Pastores e Lideres não tem preparo Bíblico-Teológico para confrontar as seitas. Será este o motivo porque esta geração de cristãos não tem coragem de evangelizar os sectários (sectário – que pertence a uma seita)?
Fico triste quando ouço no púlpito alguns Lideres ensinarem aos membros de suas igrejas como expulsar uma testemunha de jeová de suas casas. Dizem eles: “é só chama-los para orar que eles vão embora.”
Mas fico a perguntar, porque não evangelizá-los? Você já se pôs a pensar o que seria da mulher samaritana, de Nicodemos, de Saulo de tarso se Jesus numa atitude mesquinha não lhes tivesse transmitido o evangelho só porque eles não faziam parte do seu grupo?
A verdade é que muitos crentes não foram treinados por seus Lideres e morrem de medo dos “temíveis” “testemunhas de jeová”, principalmente os pentecostais que não gostam de estudar a Bíblia e sua vida cristã se resume a emocionalismo e apego exagerado a usos e costumes.
Estamos presenciando uma igreja covarde, apática, indiferente e que se preocupa somente com o seu bem estar. Os cristãos estão buscando fama, status, posição, títulos, etc...
Vivemos a era do estrelismo, do culto a personalidades (Quem será o cantor, quem irá pregar?), os cristãos querem ser celebridades.
O culto de adoração a Deus foi substituído pelos shows, recebem de graça, mas cobram cachê para cantar ou pregar. Muitos Lideres não se contentam mais com o título de Pastor e querem ser “Apóstolos”, inclusive já existe um líder no Brasil dizendo ser o “Pai-póstolo” (Pai dos Apóstolos).
Que vergonha meus queridos, a igreja está deixando de ser sal da terra e luz do mundo, pois muitos pastores parecem mais executivos do que Ministros do Evangelho. Para ser Pastor hoje não é preciso mais ter a chamada divina e nem preparo Bíblico-teológico, basta fazer um curso de administração de empresas, pois para os tais a igreja não passa de uma empresa de onde extraem o seu sustento.
Fala-se tanto em missões; amor aos perdidos, mas a prática não condiz com o discurso. Se amamos os perdidos porque então somos tão omissos e negligentes em relação aos adeptos de seitas? Será que nos esquecemos que João 3:16 abrange eles também? Quanto descaso!
E o descaso que os apologistas (Defensores da fé) têm sofrido! Como disse o conceituado apologista Dr. Natanael Rinaldi em entrevista á revista defesa da fé: “O que lamentamos é a falta de receptividade dos Pastores brasileiros. Uma indiferença chocante. Por isso perdem vários membros de suas igrejas para as seitas, pois oferecem seus púlpitos aos sectários; compram literatura apóstata e não percebem o mal que causam a si mesmos.”
Que mediante o exposto acima possamos nos levantar e fazer algo enquanto é tempo.


Pb. Edinei Siqueira, Th.B

9 comentários:

  1. A Paz do Senhor meu amado irmão.
    Tenho visto alguns blogs e no meio deles eu achei seu blog gostei muito dos artigos que ele retrata e sempre que puder voltarei aqui!

    Se puder de uma olhadinha no meu.

    http://janelaparacristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, Visitei pela primeira vez este blog e gostei, vou continuar visitando.

    Em Cristo
    José Rinaldo de Santana

    www.rinaldoeapalavra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Shalom Adonai...

    Vi seu comentário no blog do Pr. ALtair Germano no post sobre a "teologia da prosperidade" e segui seu link e não me arrependo! Irmão; coinscidentemente as testemunhas estão em evidência por aqui.A Cidade é pequena e alguns obreiros estavam com dificuldades com as testemunhas, não conseguiam argumentar bíblicamente com eles, então restava-lhes mal-educadamente, enxotá-los como citado já pelo irmão convidando-os para orar, sendo que a resposta deles foi que Jesus ensinou a orar em secreto. Restava aos irmãos então chamá-los de carnais, "bem instruídos" por irresponsáveis que muitas vezes proferem isso nos púlpitos,outros ainda convidavam as testemunhas para irem a um circo ou zoológico onde houvesse um leão, e que se eles entrassem na jaula do leão, então tais irmãos se tornariam testemunhas, preocupado com tudo isso fiz então uma apostila e com o consentimento do Pastor que revisou o seu conteúdo a distribui para esses irmãos, enfatizando que derrubar os argumentos teológicos deles é coisa fácil, mas que isso não trará benefício algum se a alma dele não se encantar pelo evangelho, cerca de uma semana depois vieram dois deles em minha casa, convidei-os a entrar, falei que era cristão, mas que tinha um compromisso com a Bíblia, e que se esse fosse o caso deles poderíamos estudar a Bíblia juntos, aceitaram, já tivemos alguns estudos dos quais conclui:
    1- Eles são muito mais preparados do que os evangélicos para o corpo a corpo no evangelismo, tanto na questão de conhecimento bíblico quanto na questão de saber lidar com as mais variadas personalidades que encontram.
    2- Eles não tentam como muitos de nós impor suas crenças, e nem fazem questão como muitos de nós de alardear que vamos para o céu e quem não crer vai para o inferno.
    3- São profundos conhecedores dos textos que lhes convém para seus estudos, desde língua original até mesmo a geografia bíblica (e não é balela, estudo hebraico e eles se esforçam mesmo).
    4- Havendo divergência de opiniões, mesmo que tenham sido ofendidos não perdem a calma,não levantam a voz, preferem ficar calados.(testei, claro que com educação e muito amor falando sobre o julgamento de F. W. Franz e ficar ali claro que ele ignorava o hebraico e Russel o grego)
    5- No trato com as pessoas vivem muito mais a palavra do muitos cristão, aliás o cerne do pratica diária de vida deles baseia-se no sermão do monte, segundo eles obedecendo ao Senhor Jesus nas palavras desse sermão eles creêm ser possível ter uma íntima e profunda comunhão com Deus.

    Estamos estudando a bíblia ouço eles e eles me ouvem, pelo menos a imagem que eles tinham dos cristãos hoje é diferente. Eles também afirmam que seus líderes no passado erraram ao fixar um dia para o fim dos tempos, e que é anti-bíblica tal idéia, tenho me esforçado para convencê-los de que quem errou absurdamente uma vez pode ter errado em outras questões doutrinárias também. Mas é preciso muita graça, muita oração! Irmão lembra de orar por mim que estou inflamado em ganhar essas almas para Cristo, para que eu possa derramar o amor de Deus em palavras e que eles possam sorver e saciar a alma, um deles é neto de Assembleiana, peço suas orações.Estarei te seguindo, pois gostei do seu blog, e quero voltar com mais tempo para dar a devida atenção que ele merece e olhar os outros posts, visite também o meu blog:
    http://evangelhotransparente.blogspot.com/
    Vamos nos seguir assim estaremos atualizados com as postagens um do outro..
    Que Deus abençoe;...

    ResponderExcluir
  4. Ola Edinei!
    Ola gente boa de Jesus!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  5. Querido irmão,

    Parabéns pelo blog.

    Ainda não o conhecia. Muito abençoado e abençoador. Que o Senhor Deus continue abençoando a sua caminhada.

    Se quiser me dar a honra de conhecer o meu espaço o endereço é:

    alexmaltta.blogspot.com
    Evangelho da Graça

    ResponderExcluir
  6. Graça e Paz do Senhor Jesus!
    Concordo contigo, pelo que está acontecendo nos dias de hoje em nossas congregações. Irmãos despreparados e Lideranças preocupadas com os "Shows Gospel", envolvidos em seus almáticos e enlouquecidos cultos, que levam ao êxtase da alma e não à presença de DEUS. Temos visto irmãos se desviando da fé e colocando a culpa em quem? em Deus? Devemos nos preocupar na realização de cultos racionais, não estou dizendo limitar os Espírito Santo, contudo decencia e ordem, e não uma liturgia de gristos como tem ocorrido nas congregações, com o culto racional, podemos expressar a essência da Palavra Genuína e verdadeiramente libertar o cativo das amarras e das trevas! Voltemos a Palavra de Deus! Devemos Vigiar mais, e orarmaos muito, contudo não deixamos de estudar a PALAVRA DE DEUS,para que possamos ser SAL e LUZ para este mundo e não repudiarmos as pessoas necessitadas do Grande Amor de Deus. Devemos amar os nossos irmãos que estão no erro, exortando no amor, corrigindo diante da palavra e não somente criticando, ofendendo, ridicularizando, pois trata-se de irmão e deve receber o nosso amor, porém se não nos ouvir, que o Senhor os repreenda! Obrigado pela participação, que Deus continue abençoando o seu ministério e esteja sempre nos visitando em nosso blog ATALAIAS DE DEUS
    Shalom!
    Pr. André Luiz
    ATALAIAS DE DEUS
    www.atalaiasdedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Edinei, infelismente vemos os lideres das igrejas sem nenhum preparo, e logo o caminho mais facil é evitar o trabalho, é triste ver que a maioria dos crentes nao sabem defender sua fé, e a culpa é quase que total desses lideres que nao se preocupao com a obra de Deus e sim com seus bolsos, nunca vimos obreiros tao dispreparados para a obra como nesta era atual, e por fim os mesmo ainda nos criticam por querermos estudar defender e impor um verdadeiro evangelho. Que Deus tenha misericordia de nós.
    Em Cristo!
    Marcelo de oliveira (S.A.D)

    ResponderExcluir
  8. Paz, amado amigo, é um prazer encontrar vc no mundo virtual, sabendo que seus textos, sua fé convicta baseada em verdades fundamentais das Escrituras ajudaram a muitos na caminhada cristã. Espero que no proximo ano possamos desenvolver aqueles projetos que temos juntos, Ok!?
    Deus abençoe vc e sua família.

    ResponderExcluir
  9. belos textos que requerem respostas.

    parabens

    estou seguindo seu blog

    se poder visite o nosso

    ResponderExcluir